terça-feira, 2 de março de 2010

ENEM 2009

ENEM 2009


Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Nos dias 3 e 4 de outubro deste ano, mais de 4 milhões de alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares enfrentarão o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A antiga prova, representava uma pequena parcela da pontuação dos candidatos nos vestibulares, agora, com esse novo formato poderá se tornar uma seleção unificada nas universidades federais. Porém, a regra ainda não é válida para todas as instituições particulares e estaduais, onde a pontuação será contabilizada ainda como nos anos anteriores. As universidades federais têm autonomia para decidir sobre como será o seu processo seletivo.

Esse novo método de avaliação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), permite que o candidato concorra ao mesmo tempo a outros cursos em instituições diferentes através de uma única avaliação, mas apenas nas universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso.

Em um sistema on-line, as universidades que fizerem a adesão terão de informar o número de vagas disponíveis e o peso que cada uma das áreas do conhecimento terá na nota final do aluno, de acordo com o curso que ele escolher.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O novo Enem se diferencia das edições anteriores pela aplicação de um conjunto de conteúdos formais mais diretamente relacionado ao que é ministrado no ensino médio. A proposta atual não inclui questões de língua estrangeira – determinação que será revista para os próximos exames. Em relação à sua extensão, também há transformações: no lugar de 63 questões e uma redação num único dia de prova, serão 200 questões e uma redação aplicadas em dois dias consecutivos. Além disso, o Inep pretende aplicar o Enem duas vezes ao ano, uma em outubro e a outra entre março e abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário